domingo, março 28, 2010

Quanto mais se caminha...

... mais ainda tem caminho pela frente. Essa é uma metáfora comum quando se quer fazer referência ao quanto ainda precisamos aprender na vida. Hoje eu inclui mais um item na minha listinha quilométrica dos itens que ainda precisam ser melhorados ao longo do caminho (não que esse item já não estivesse lá, mas digamos que ele sibiu de posto). Quando convivemos em comunidade tem uma coisa que acredito ser fundamental: o respeito ao próximo. Um pouco mais profundo que isso: o respeito as decisões do próximo. É fundamental entender que aquelas pessoas que convivem com você, quase sempre não agirão como você espera. Eu quase sempre imaginei que eu conseguia desempenhar bem esse papel. Mas tem horas na vida que você vê que não. E quando eu digo que não, é não mesmo.

Como é difícil respeitar algumas escolhas de pessoas que gostamos muito. Como é ruim olhar e assentir. Não poder fazer nada porque a escolha é dela e isso faz parte da caminhada! Ou pior... como é difícil engolir o bolo da garganta quando você se enfurece com as atitudes dessa pessoa! Chega a doer a tentativa de impedir que essa fúria saia! E sim... eu me enfureço mesmo e ponto! Mas, de qualquer forma, não muito o que fazer a não ser sentar e olhar! As pessoas não vão mudar pq você não concorda com elas! E o que eu posso fazer? Mudar, ué! Começar a entender que a caminhada é assim mesmo e quem aprende mais rápido sai na frente. Por isso, hoje, esse item subiu de posto na minha lista! E como essas coisinhas nunca cessam no caminho, que venham as próximas pra servir como teste!

Nenhum comentário: